- Publicidade-
Smooth Jazz Rádio Calema
Inicio Desporto Basquetebol Federação de Basquetebol oferece testes da Covid-19

Federação de Basquetebol oferece testes da Covid-19

Formiguinhas do Cazenga, Desportivo O Maculusso, ASA e outros clubes mais carenciados, vão beneficiar de uma acção de benevolência da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), para realizar testes rápidos da Covid-19, garantiu o presidente daquela instituição, Moniz Silva.

Para minimizar as dificuldades, a Federação adquiriu para oferta, 400 testes rápidos através de uma solicitação feita ao Ministério da Saúde. A testagem, fez saber o dirigente, deve começar a partir da próxima semana e será feita por uma empresa certificada.

O contacto mantido com o Ministério permitiu conseguir ainda a redução do preço dos testes de 16 para seis mil kwanzas, ou seja, os clubes podem adquiri-lo pelos valores em referência e na ocasião proceder a realização dos mesmos.

Em declarações ao Jornal de Angola, o recém-eleito número um da FAB, disse: “o principal objectivo é permitir que as equipas regressem aos treinos e a seguir à competição. Não podemos continuar parados. Portanto, enquanto isso vamos ajudando as mais necessitadas até conseguirmos um patrocinador para o Campeonato Nacional. Felizmente, o Petro, 1º de Agosto e Interclube têm feito testes com regularidade”.

Disputa de torneio
Quanto à disputa de um Torneio, ainda este mês, em Luanda, com a presença de equipas femininas e masculinas em seniores, Moniz Silva assegurou: “vamos começar a abordar esse assunto somente no início desta semana. Estávamos engajados com a questão dos testes. Agora podemos analisar tudo o que envolve a organização de uma prova”.

Direcção reúne amanhã para definir pelouros

Os membros da direcção da FAB, liderados por Moniz Silva reúnem-se amanhã, entre as 11h00 ou as 15h00, em local a indicar, para definirem os pelouros, apurou o JA.

Na ocasião, segundo o presidente, serão abordadas várias questões, uma das quais, o perfil do novo Director Técnico (DT).

Questionado se Raúl Duarte, actual treinador do Interclube é o preferido para assumir o cargo ocupado nos últimos anos por Nuno Teixeira, o presidente confessou: “até agora falamos sobre esse assunto. Vamos fazer as coisas com calma e ouvindo os membros da direcção. Portanto, toda a informação nesse sentido não corresponde à verdade”.

Eis a composição do elenco: Presidente da Mesa da Assembleia-Geral, Elisa Gaspar, vice-presidente Faustino Salvador e Hochai Adriano, secretário.

Na direcção acompanham Moniz Silva, nas vestes de vice-presidentes Sílvio Lemos, Nacissela Maurício e Pedro Manuel. O cargo de secretário-geral será ocupado por Alcino de Melo. Luís Costa, Nelson Cange, Fernanda Teixeira, Francisco Xavier e Paulo Rufino, são os vogais.

Presidente do Conselho Fiscal é Raquel Castro que será auxiliada por Adriano Silva e Joaquim Nanicumpovela, vogais. O Conselho de Disciplina tem como presidente Zinália Canumbila Fortes, Ângelo Candumbu e Henrique Bastos, são os vogais.

No Jurisdicional Olinda de Castro é a presidente, Mauro Marques, Natchova Hendrick, Odília Lopes e Nilton Caetano, vogais. A Arbitragem tem como novo presidente Luís Fernandes, vogais Horácio Macedo e Celso Andrade.

Fundada em 1976, a Federação já foi liderada por José Guimarães “Periquito” (1977 a 1987), Carlos Teixeira “Cagi” (1987-1996), Pires Ferreira (1996-2004), Gustavo Dias Vaz da Conceição (2005-2012), Paulo Madeira (2012-2016) e Hélder Martins da Cruz (2016-2019).

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.