- Publicidade-
Smooth Jazz Rádio Calema
Inicio Angola Política Angola na assembleia do Fórum Parlamentar

Angola na assembleia do Fórum Parlamentar

Uma delegação angolana, chefiada pelo presidente do Parlamento, Fernando da Piedade Dias dos Santos, participa, sexta-feira e sábado, por videoconferência, a partir de Kinshasa, na 48ª Assembleia Plenária do Fórum Parlamentar (FP) da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

Segundo uma nota da Assembleia Nacional, a plenária, cujo discurso de abertura é proferido pelo Chefe de Estado da República Democrática do Congo (RDC), Félix Tshisekedi, reserva a análise do relatório da Comissão Executiva sobre questão financeira do FP-SADC.

Os parlamentares da região austral do continente devem ser notificados sobre o projecto de resolução sobre uma matéria considerada urgente e de importância regional: “Apoio da voz parlamentar panafricana à Campanha Global em prol do cancelamento da dívida de África”.

A agenda inscreve, também, a apresentação do relatório da Comissão Executiva sobre questões normativas e assuntos administrativos do FP-SADC e apreciação do projecto de resolução sobre “o impacto do gafanhoto migratório africano sobre a agricultura e a segurança alimentar na África Austral”.

Os parlamentares da SADC vão ser, igualmente, notificados sobre um outro projecto de resolução sobre “repúdio aos ataques terroristas em Moçambique e expressão de solidariedade para com o Governo e povo” daquele país. Na sessão plenária está, ainda, prevista uma declaração do presidente da Assembleia Nacional do Zimbabwe sobre uma “questão de importância para o FP-SADC, nos termos do regimento interno, bem como a eleição do presidente e vice-presidente do órgão para o biénio 2020-2022.

O Fórum Parlamentar da SADC foi instituído a 8 de Setembro de 1997, por ocasião da Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da África Austral, realizada na cidade de Blantyre, Malawi. A assembleia plenária do FP-SADC congrega 84 parlamentares.

A Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) é a organização sub-regional de integração e cooperação económica dos países desta região. Foi criada a 17 de Agosto de 1992, na Cimeira de Windhoek, Namíbia. Os Estados-membros são África do Sul, Angola, Botswana, e-Swatini (ex-Swazilândia), Lesotho, Madagáscar, Malawi, Maurícias, Moçambique, Namíbia, RDC, Tanzânia, Zâmbia, Zimbabwe e Seychelles.

A sede da SADC encontra-se em Gaberone, Botswana. Os seus objectivos principais são a promoção do crescimento e desenvolvimento económico, diminuição da pobreza, aumento da qualidade de vida da população, paz e segurança, desenvolvimento sustentável, reforço e consolidação das afinidades culturais, históricas e sociais da região, entre outros.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.