- Publicidade-
Smooth Jazz Rádio Calema
Inicio Cultura Angola deposita relatório sobre Mbanza Kongo na UNESCO

Angola deposita relatório sobre Mbanza Kongo na UNESCO

Angola depositou esta terça-feira o Relatório sobre o Sítio Histórico de Mbanza Kongo no Centro do Património Mundial da UNESCO, em Paris, França.

A elaboração do documento teve em conta o Anexo 13 do Comité do Património Mundial que determina a apresentação por Angola, enquanto Estado Parte, do Relatório sobre a Implementação das Recomendações do Comité do Património Mundial ao Centro do Património Mundial, até hoje, 1 de Dezembro de 2020.

Esta é a primeira vez que o Estado angolano submete o relatório sobre o estado de conservação do bem, documento que espelha o ponto de situação de Mbanza Kongo. A Comissão Nacional Multissectorial para a Salvaguarda do Património Cultural Mundial, coordenada pelo vice-presidente da República, Bornito de Sousa, foi criada ao abrigo do Despacho Presidencial 25/18 de 5 de Março, para, entre outras, conservar e promover a gestão participativa do Património Cultural Nacional e adequar os instrumentos legais destinados à protecção dos bens classicados como Património Cultural Nacional e Mundial.

O Centro Histórico de Mbanza Kongo foi elevado a categoria de património mundial durante a 41.ª sessão da UNESCO, em Cracóvia, na Polónia. Mbanza Kongo é a capital do antigo Reino do Congo, fundado no século XIII. A área histórica cresceu em torno da residência real, o tribunal e a árvore sagrada.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.