- Publicidade-
Smooth Jazz Rádio Calema
Inicio Angola Sociedade Angola tem um acumulado de 15.251 casos positivos

Angola tem um acumulado de 15.251 casos positivos

Angola registou nas últimas 24 horas, 112 novos casos de Covid-19, dois óbitos e a recuperação de 81 pacientes, informou ontem, em Luanda, o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda.

No habitual encontro com jornalistas, no Centro de Imprensa Aníbal de Melo (CIAM), sobre a evolução da pandemia no país, Franco Mufinda esclareceu que dos casos anunciados, 68 foram notificados em Luanda, 20 no Huambo, 12 no Cuando Cubango, oito em Cabinda, dois no Zaire e um nas províncias do Bengo e Benguela.

O secretário de Estado referiu que os infectados têm idades entre 2 e 70 anos, sendo 76 do sexo masculino e 36 do sexo feminino. Na capital do país os casos foram registados nos municípios de Belas, Cazenga, Cacuaco, Quiçama, Kilamba Kiaxi, Viana, Talatona e nos distritos urbanos da Ingombota, Samba, Rangel e da Maianga.

Relativamente às mortes, Franco Mufinda informou que uma ocorreu em Benguela e a outra na província de Luanda. Trata-se de angolanos do sexo masculino, com idades entre 79 e 87 anos. Em relação aos pacientes recuperados, frisou o secretário de Estado, 37 foram registados em Luanda, 18 no Cunene, 16 no Uíge, sete no Huambo e três na província do Namibe.

Com estes dados, o país conta 15.251 casos confirmados, dos quais 350 óbitos, 7.932 recuperados e 6.969 activos. Deste número, três estão em estado crítico a receber tratamento por ventilação mecânica invasiva, 11 em situação grave, 172 são considerados moderados, 176 têm sintomas leves e 6.601 assintomáticos.

O secretário de Estado para a Saúde Pública informou que nos centros de tratamento da Covid-19, a nível do país, estão internados 362 doentes. Em quarentena institucional estão 430 cidadãos e 4.202 sob investigação epidemiológica.

Nas últimas 24 horas, duas pessoas que estavam em quarentena institucional tiveram alta, sendo uma em Malanje e a outra na província do Moxico. O Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) registou 93 chamadas, sendo duas denúncias de violação da situação de Calamidade Pública e 91 pedidos de informação sobre a Covid-19.

O laboratório em biologia molecular processou 2.863 amostras, das quais 112 foram positivas. Desde o início da pandemia, em Março, foram processadas 238.063 amostras, sendo 15.251 obtiveram resultado positivo.

Franco Mufinda informou, também, que técnicos de saúde, a nível das províncias, continuam a receber formação em matéria de biossegurança e vigilância laboratorial, bem como a sensibilização das populações sobre a pandemia.

O secretário de Estado voltou a apelar aos cidadãos para o cumprimento rigoroso das medidas de biossegurança, nomeadamente o uso correcto da máscara facial, lavagem frequente das mãos com água e sabão ou higienizá-las com álcool em gel e o respeito do distanciamento físico.

- Publicidade -
FonteAngop
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.