- Publicidade-
Smooth Jazz Rádio Calema
Inicio Angola Regiões Namibe vai construir mais de 40 barragens

Namibe vai construir mais de 40 barragens

Governo provincial vai erguer nos municípios infra-estruturas hídricas para acabar com a carência de água nas comunidades rurais e facilitar a actividade produtiva.

Mais de 40 barragens hídricas serão erguidas, brevemente, na província do Namibe, em todos os municípios, para o abastecimento de água às populações e para fomentar o sector produtivo, anunciou a vice-governadora para o sector Técnico e Infra-estruturas, Ema Guimarães.

Segundo a governante, foi aberto um concurso público, sob tutela do Ministério da Energia e Águas para adjudicação das obras, cujos concorrentes deverão entregar as propostas até Dezembro.

A par deste projecto de construção de barragens, Ema Guimarães adiantou que serão construídos e reabilitados mais furos de água em todos os municípios da província, à luz do Programa de Combate à Seca do governo provincial.

“O Programa de Combate à Seca na província está a ser implementado nas comunidades rurais, particularmente nas nómadas, que estão a ser reassentadas em zonas fixas, para poderem desenvolver as actividades de pasto e agrícola. Na mesma senda, estão a ser construídas em Moçâmedes, Tômbwa, Virei, Bibala e Camucuio várias infra-estruturas”, disse Ema Guimarãres.

A vice-governadora reconheceu que o número de furos de água na província ainda não satisfaz as necessidades das populações nas comunidades. “Temos furos de água que precisam de reparação e manutenção. Portanto, temos desenvolvido actividades para garantir o abastecimento de água em zonas recônditas, instalando sistemas de desinfecção para que a água tenha qualidade para consumo humano”, assegurou.

Furos no Virei
O administrador municipal do Virei, Lénine dos Santos, disse que a região que dirige conta com mais de 50 projectos direccionados ao combate à seca, e vai construir 39 furos e reabilitar 19. A par disso, acrescentou, o município tem três pólos de desenvolvimento agrícola potenciados com projectos de irrigação.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.