Radio Calema
InícioMundoÁfricaRDC: Jeanine Mabunda, no centro do impasse entre Joseph Kabila e Félix...

RDC: Jeanine Mabunda, no centro do impasse entre Joseph Kabila e Félix Tshisekedi

Chegada ao poder em Abril de 2019, ela consolidou-o como uma engrenagem estratégica do sistema Kabila, o que faz  Félix Tshisekedi deixar crescer o cabelo.

No dia 9 de Novembro, Jeanine Mabunda provoca aplausos no tapete vermelho do Palácio do Povo. Uma recepção calorosa que quase faria a Presidente da Assembleia Nacional  esquecer que, três semanas antes, era o Chefe de Estado congolês aclamado pelos seus apoiantes na mesma sala do Congresso.

Vindo em grande número para assistir à tomada de posse dos novos juízes do Tribunal Constitucional, este último teve naquele dia – e cantando – apelou à dissolução de um Parlamento ainda dominado pela Frente Comum para o Congo (FCC), ao qual Jeanine Mabunda pertence precisamente. Dois dias depois, Félix Tshisekedi anunciou a abertura de consultas que lhe deveriam permitir formar novas alianças e derrubar a maioria em seu proveito – a crise final de uma coligação sem fôlego.

Desde então, os deputados retomaram as funções, mas as negociações estão aumentando atrás das portas fechadas do Palácio da Nação, e o futuro da coligação governante, como o da Câmara baixa, parece mais incerto do que nunca. E com razão: o presidente congolês não escondeu de vários dos seus.

LER RDC: a guarda de Jeanine Mabunda, presidente da Assembleia Nacional

Siga-nos

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.