- Publicidade-
Smooth Jazz Rádio Calema
Inicio Covid-19 Jerry Rawlings: ex-presidente do Gana morre aos 73 anos

Jerry Rawlings: ex-presidente do Gana morre aos 73 anos

A Covid 19 provocou a morte do ex-presidente da República do Gana, Jerry Rawlings, aos 73 anos segundo um twitt do escritor angolano João Melo.

Como oficial sénior da Força Aérea de Gana, Jerry Rawlings liderou dois golpes militares, o primeiro em 1979, entregando o poder a um governo civil dois anos depois, de acordo com uma  notícia divulgada pela BBC News.

Foi chefe de uma junta militar até introduzir eleições multipartidárias em 1992, altura em que foi eleito presidente pela primeira vez. Deixou o cargo em 2001 após dois mandatos.

Figura carismática, Jerry Rawlings chegou ao poder em 1979, liderando com êxito um vigoroso processo de  luta contra a corrupção.

Relatórios do Gana afirmam que o ex-presidente morreu no hospital na capital, Accra, após uma curta doença.

Nos poucos meses em que liderou o país em 1979,  foi responsável pela execução de vários ex-chefes de estado e generais do exército por suposta corrupção e má administração.

Também era visto como um defensor dos pobres e começou seu tempo no poder como um socialista comprometido.

Posteriormente,  introduziu reformas no âmbito da economia de mercado dando início a um longo período de estabilidade política, que perdura até hoje, após uma série de tumultos e golpes nas décadas de 1960 e 1970.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.