- Publicidade-
Smooth Jazz Rádio Calema
Inicio Economia Empresas incumpridoras sancionadas pelo BNA

Empresas incumpridoras sancionadas pelo BNA

O Banco Nacional de Angola (BNA) sancionou algumas instituições bancárias e não bancárias, por incumprimento das normas, tendo resultado na aplicação de um multa global de 632 milhões e 770 mil Kwanzas.

De Julho a 30 de Setembro de 2020, o Banco Central moveu 192 processos sancionatórios, sendo que 154 (cento e cinquenta e quatro) contra instituições financeiras bancárias (IFB’s) e 38 contra as instituições financeiras não bancárias (IFNB’s).

Dos 154 processos movidos contra bancos, 59 culminaram com a aplicação de medidas sancionatórias, sendo 57 sanções pecuniárias no valor global de 604 milhões 720 mil Kwanzas e duas admoestações registadas.

Outros 77 corresponderam a processos de natureza cambial, 71 a processos de conduta financeira e 06 a processos de natureza prudencial.

Incumprimentos de reporte das operações de remessas de valores, das operações cambiais executadas, sobre o mapa de necessidades, das normas sobre conversão de crédito em moeda nacional, sobre governação corporativa e sistemas de controlo interno são, entre outras, as irregularidades que estiveram na base das sanções aplicadas no sector bancário.

O incumprimento dos requisitos sobre diligências reforçadas, no âmbito do branqueamento de capitais, dos limites para a execução de operações cambiais de créditos documentárias de importações, também constam na lista das violações das regras estabelecidas.

No mesmo período, foram instaurados um total de 38 processos sancionatórios contra instituições financeiras não bancárias, dos quais nove culminaram com a aplicação de medidas sancionatórias, totalizando um agregado de 28 milhões e 50 mil Kwanzas e dois por deferimento dos argumentos de defesa.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.