InicioMundoÁfricaApós tratamento médico, Presidente deposto volta ao Mali

Após tratamento médico, Presidente deposto volta ao Mali

Médicos solicitaram a saída de Ibrahim Boubacar Keita do Mali para um tratamento médico nos Emirados Árabes depois de um curto AVC. Derrubado num golpe de Estado, Keita foi saudado por populares ao retornar ao país.

Os militares tinham explicado que tinham autorizado a sua “evacuação médica por razões humanitárias por um período máximo de um mês”. O período poderia ser “prorrogável apenas por conselho médico” e “não poderia exceder três meses, caso em que o acompanhamento médico seria feito no Mali”.

Coronel Malick Diaw divulgou exigências para a libertação de Keita.
(DR)

A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) “compromete-se a assegurar o regresso do ex-Presidente Ibahim Boubacar Keia imediatamente após a sua estadia médica nas condições acima mencionadas”, afirmou numa declaração o Coronel Malick Diaw, o segundo em comando da junta.

Sob pressão da comunidade internacional, os perpetradores do golpe de Estado comprometeram-se a devolver o poder aos líderes civis eleitos no final de um período de transição de até 18 meses.

Foi nomeado um presidente de transição, bem como um primeiro-ministro, ambos civis. No entanto, os coronéis reservaram posições-chave no governo de transição para si próprios.

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.