InicioMundo LusófonoPortugalAntónio Costa deverá visitar a Guiné-Bissau antes do final do ano

António Costa deverá visitar a Guiné-Bissau antes do final do ano

Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, realiza entre quinta e sexta-feira uma visita oficial a Portugal, a primeira a um país da Europa.

A ministra dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau, Suzi Barbosa, disse em entrevista à Lusa que o primeiro-ministro português, António Costa, deverá visitar o país antes do final de 2020 para assinar o Programa Estratégico de Cooperação (PEC).

“Temos previsto, se tudo correr bem, que antes do final do ano, o primeiro-ministro português venha à Guiné-Bissau e assine aqui o próximo PEC. O que será um prazer para nós e o reafirmar das excelentes relações que nós temos entre os nossos dois países”, afirmou a chefe da diplomacia guineense.

O Programa Estratégico de Cooperação entre Portugal e a Guiné-Bissau termina este ano, mas o próximo, para o período entre 2021-2026, já está a ser preparado há cerca de um ano pelas autoridades guineenses.

O atual programa, orçado em 40 milhões de euros, termina no final do ano, mas o valor efetivamente executado é de quase 60 milhões.

“Nesta ida, vamos propor a Portugal as áreas que consideramos prioritárias. É bom saber que com Portugal, sobretudo, trabalhamos nas áreas da Saúde e Educação, que também são prioritárias, alguma coisa também no âmbito da Defesa”, salientou a ministra dos Negócios Estrangeiros.

O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, realiza entre quinta e sexta-feira uma visita oficial a Portugal, a primeira a um país da Europa.

Segundo Suzi Barbosa, durante a sua estada em Portugal, Umaro Sissoco Embaló terá um encontro com o seu homólogo, Marcelo Rebelo de Sousa, visitará a Assembleia da República, bem como a sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

No âmbito da sua deslocação, o chefe de Estado deverá reunir-se também com a comunidade guineense residente na diáspora e com empresários portugueses interessados em investir na Guiné-Bissau.

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.