A cidade de Valência, em Espanha, perdeu a corrida pelo lugar de Capital Europeia de Inovação, um evento da Comissão Europeia, mas a sua apresentação por Carlos Galiana está a fazer correr tinta. Tudo isto porque o vereador com a pasta da inovação utilizou uma máscara para esconder que não sabe falar inglês.
Com o Presidente da Câmara indisponível para discursar no evento online, foi Galiana quem o substituiu. De cara tapada por uma máscara de protecção contra a covid-19, o vereador parece fazer um discurso perfeito em inglês. Mas, afinal, tudo não passava de uma interpretação.
A voz não era a de Galiana, mas sim a de alguém que falava por ele. O político, também actor de profissão, gesticulava e mexia o rosto ao mesmo tempo. O “playback” poderia ter sido perfeito, não fossem muitos dos espectadores reconhecerem que a voz não correspondia ao vereador.
Segundo o jornal El Espanhol, as regras do evento não permitiam a utilização de um intérprete. Entretanto, o político valenciano já emitiu um pedido de desculpas pelo sucedido.