InicioAngolaRegiõesGovernador apela ao rigor e profissionalismo na saúde

Governador apela ao rigor e profissionalismo na saúde

O governador do Namibe, Archer Mangueira, apelou, na sexta-feira, aos quadros da saúde rigor, profissionalismo e um atendimento mais humanizado dos utentes das unidades sanitárias.

De acordo com Archer Mangueira, que falava durante um encontro que profissionais da saúde no quadro do Dia Nacional do Trabalhador da Saúde, médicos e enfermeiros devem velar, no exercício da profissão, sempre, pela ética e deontologia.

Para que tal desiderato se cumpra nas unidades hospitalares, o governante apontou a necessidade da contínua formação dos profissionais de saúde das diferentes especialidades, uma acção que poderá contar com a parceria de quadros das províncias da Huíla e Benguela, que têm hospitais regionais e com equipamentos e vários especialistas.

Conforme o governador, é necessário aumentar a capacidade de oferta na formação profissional, partindo sempre da base, para que se possa disponibilizar aos utentes das unidades sanitárias serviços de qualidade.

Esta componente formativa, segundo Archer Mangueira, deve ser repartida com o auxílio dos médicos expatriados que se encontra em serviço na província.

Para tal, adiantou, o sector deve juntar sinergias para promover abordagens de questões de diagnóstico, tratamento e prevenção de determinadas patologias.

Archer Mangueira reconheceu que a província debate-se com a falta de alguns especialistas, tais como intensivista e fisioterapia (cujos serviços estão inoperantes há um ano), para dar resposta às constantes solicitações dos cidadãos.

Apelou ainda ao comprometimento de todos na luta contra a Covid-19, com o cumprimento das medidas de biossegurança, nomeadamente a lavagem das mãos com água e sabão, uso da máscara e o distanciamento físico.

A saúde no Namibe conta com 100 unidades hospitalares, entre hospitais provinciais, municipais, centros e postos de saúde e um total de dois mil e 45 trabalhadores, entre médicos, enfermeiros e outro pessoal.

FonteAngop

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.