O italiano Dom Giovanni Gaspari, de 57 anos de idade, foi nomeado, nesta segunda-feira, pelo Papa Francisco, como novo núncio apostólico para a Conferência Episcopal de Angola e São Tomé e Príncipe (Ceast).
A informação foi divulgada à imprensa, em Luanda, pelo encarregado de negócios da Nunciatura Apostólica, padre Michele Tutalo, tendo referido que o Papa confia aos núncios apostólicos a missão de representar de modo estável a sua pessoa junto das igrejas, dos Estados e de outras autoridades.
Explicou que as funções principais dos núncios é tornar cada vez mais firmes e eficazes os veículos de unidade existentes entre a Santa Apostólica e as igrejas particulares, assim como promover e fomentar as relações entre o Vaticano e outros estados.
O novo núncio apostólico para a Ceast, que nasceu aos 6 de Junho de 1963, na Itália, e é doutorado em Direito Canónico, substitui no cargo o canadiano Petar Rajic.
Dom Giovanni Gaspari entrou para o serviço diplomático da Santa Sé em 2001 e já trabalhou em países como o Irão, Albânia, México e Lituânia.
O diplomata, que foi ordenado sacerdote em 1987, fala fluentemente italiano, inglês e espanhol.
A cerimónia em que se fez o anúncio foi orientada pelo presidente da Ceast e arcebispo de Luanda, dom Filomeno Vieira Dias, e contou com a presença dos bispos de Viana, Dom Emílio Sumbelelo, de Caxito, Dom Maurício Camuto, sacerdotes, madres e fiéis católicos.