- Publicidade-
Smooth Jazz Rádio Calema
Inicio Angola Regiões Colisão entre comboios faz três feridos no Bié

Colisão entre comboios faz três feridos no Bié

Uma colisão entre dois comboios dos Caminhos de Ferro de Benguela (CFB), no ramal Cuito (Bié)-Luena (Moxico), causou, nesta quarta-feira, três feridos e danos materiais por avaliar.

A colisão envolveu uma locomotiva de mercadoria e outra de manutenção.

Os feridos recebem assistência médica num centro de saúde da comuna do Cuanza, município de Camacupa (Bié).

Este é o segundo acidente do género neste ramal, nos últimos sete anos. O primeiro ocorreu a 17 de Fevereiro de 2013 e causou 20 feridos, que estavam nas locomotivas.

O acidente de 2013, ocorrido na estação do Cuemba (Bié), terá sido causado por uma falha técnica do sinaleiro. O mesmo terá, alegadamente, se enganado na troca de linha do comboio de carga que fazia o trajecto Cuito-Luena.

O administrador municipal de Camacupa, José Lopinho, que esteve no local do sinistro, em socorro das vítimas, admitiu falha nas comunicações entre técnicos de linha como a principal causa da colisão.

A locomotiva de mercadorias fazia o traçado Cuito-Luena e a técnica saia do Luena para a cidade do Cuito, mas alegada falha de comunicações entre técnicos de linha ocasionou tal colisão.

Davoca Sapalo, um dos feridos, relatou que a locomotiva em que seguia saia da Estação do Cunje (Bié) e as indicações técnicas davam conta que estavam a três cruzamentos, sem, porém, terem tido conhecimento da locomotiva que vinha no sentido Luena-Cuito.

Depois de atingirem a Estação do Cuanza, uns 9/10 quilómetros, explicou, depararam-se com a locomotiva que vinha no sentido Luena-Cuito.

Até ao momento a Direcção do CFB ainda não prestou esclarecimento das reais causas da colisão.

A colisão está a impedir a circulação do Comboio Luena-Huambo, que se encontra estacionado no Cuemba, por causa da obstrução da linha férrea.

- Publicidade -
FonteAngop
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.