- Publicidade-
Smooth Jazz Rádio Calema
Inicio Mundo Lusófono Cabo Verde Cidade da Praia vai precisar de ajuda para recuperar dos estragos da...

Cidade da Praia vai precisar de ajuda para recuperar dos estragos da chuva

A chuva dos últimos dias em Cabo Verde provocou vários estragos na cidade da Praia, e a recuperação passa pelo apoio do Governo e parceiros internacionais, disse o presidente da Câmara Municipal.

“Estradas, casas, espaços desportivos, muros de protecção danificados, viaturas arrastadas pelas cheias e a morte de uma bebé”, marcam pela negativa o fim de semana de chuvas na capital cabo-verdiana, disse Óscar Santos.

Santos, entrevistado pela VOA, disse que, para além da limpeza para a desobstrução das estradas a fim de permitir a circulação das pessoas e bens que já começou, serão necessários avultados meios financeiros para intervenção de fundo na protecção das encostas e construção de condutas sólidas para drenagem e passagem de água.

Conforme o autarca, a cidade cresceu muito e com muitas construções em locais inapropriados, o que leva a edilidade a trabalhar na correcção e criação de infra-estruturas para uma melhor organização urbanística.

No entanto, afirmou Santos, os estragos provocados pelas últimas chuvas mostram que ainda é necessário fazer-se muito mais, o que exige o apoio do poder central e de parceiros internacionais, no sentido de “estarmos melhor preparados e enfrentarmos situações do género com melhor segurança”.

Alegria no campo

O edil defende a preparação de um projecto estruturante que envolve a colaboração de engenheiros, arquitectos e outros técnicos ligados à construção, para que o maior centro urbano e populoso do arquipélago esteja melhor apetrechado.

Depois de praticamente três anos sem chover, o país conheceu dias de muita precipitação devido a uma depressão tropical, disseram os serviços de meteorologia.

Apesar dos estragos a lamentar, as chuvas deixam os cabo-verdianos com sentimento de alegria, sobretudo homens e mulheres do campo, que após o árduo trabalho da sementeira e monda, esperam por uma colheita positiva de milho e feijões, maiores culturas de sequeiro.

Os camponeses estavam com alguma preocupação, mas agora a esperança está renovada.

Outro aspecto que dá satisfação, prende-se com o enchimento das barragens, infra-estruturas que tem provocado alguma discussão sobre a sua utilidade ou não precisamente devido a seca que o arquipélago vinha atravessando nos últimos anos.

- Publicidade -
FonteVoA
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.