A Sociedade Mineira de Catoca, em Saurimo, província da Lunda Sul, está sob cerca sanitária, devido ao registo de três casos, ainda por confirmar, de Covid-19.
A informação foi avançada, nesta segunda-feira, à imprensa, pelo coordenador adjunto da Comissão Provincial de Resposta à Covid-19 na Lunda Sul, Viegas de Almeida.
Conforme o responsável, aguardam pela confirmação dos resultados de 81 cidadãos, entre os quais funcionários da Sociedade Mineira de Catotoca e pessoas singulares, provenientes de Luanda.
Viegas de Almeida informou que a empresa estará com cerca sanitária por um período indeterminado.
De acordo com Viegas de Almeida, a comissão fará a colecta das amostras dos 1.600 trabalhadores confinados na mina, para serem enviadas a Luanda para exames no laboratório central.
No âmbito da prevenção e combate, adiantou que a comissão continua a trabalhar na sensibilização da população para o reforço das medidas ( uso das máscaras faciais, distanciamento e o uso do álcool em gel).
A província da Lunda Sul tem, até ao momento, o registo de um caso de Covid-19.
Conta com 327 camas para atender os casos do coronavírus.
Angola contabiliza 3.388 casos positivos, 134 óbitos, 1.301 recuperados e 1.953 activos.
Dos activos, dois estão críticos com ventilação mecânica invasiva, 24 graves, 44 moderados, 62 leves e 1.821 assintomáticos.