Radio Calema
InicioEconomiaFazenda Filomena projecta aumento da produção de ovos

Fazenda Filomena projecta aumento da produção de ovos

A produção de ovos na Fazenda Filomena, província do Bengo, poderá passar de 800 mil ovos/dia, para um milhão de ovos/dia, com a entrada em funcionamento de duas novas naves com capacidade para 85 mil aves, no final do próximo ano.

Trata-se de um investimento privado de cerca de 50 milhões de dólares, que ocupa uma área de 45 hectares.

Neste momento, a fazenda conta com um milhão e 200 mil aves, e tem uma necessidade diária de 90 toneladas de ração animal.

A fazenda tem um laboratório de referência, um sistema de captação e tratamento de água e 16 naves com tecnologia de ponta. Deste número (naves), 12 estão direccionadas a produção de ovos e quatro para pintainhos.

O projecto comporta ainda uma fábrica de ração animal com capacidade para produzir 500 toneladas/dia, e uma unidade de fertilizantes orgânicos para produzir 30 toneladas/dia.

O director executivo da fazenda, Abbas Nasser, informou que está em carteira a entrada em funcionamento de um matadouro de aves (já montado) e a transformação de ovos em maionese.

O ministro da Agricultura e Pescas, Francisco de Assis, que visitou a fazenda, disse ser importante que iniciativas do género cresçam e se propaguem pelo país.

Considerou o consumo de ovos ainda baixo em Angola, sendo por isso necessário desenvolverem-se campanhas para o seu aumento, pois o mesmo constitui uma proteína barata e necessária.

Criada em 2015, a fazenda Filomena tem como principais mercados a capital do país (Luanda).

A fazenda já gerou 370 empregos, dos quais 355 para angolanos e 15 para estrangeiros.

FonteAngop

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.