- Publicidade-
Smooth Jazz Rádio Calema
Inicio Mundo Ásia China e Índia selam acordo para evitar escalada em região fronteiriça

China e Índia selam acordo para evitar escalada em região fronteiriça

O ministro das Relações Exteriores da China e seu homólogo indiano assinaram um comunicado conjunto expressando o desejo de reduzir a tensão nas regiões fronteiriças.

No texto, publicado nas primeiras horas desta sexta-feira (11), os chanceleres Wang Yi e Subrahmanyam Jaishankar, respectivamente, concordaram que “a situação actual na zona fronteiriça não é do interesse de nenhuma das partes”.

Os dois países “devem cumprir os acordos e regulamentos existentes sobre assuntos fronteiriços, manter a paz e a tranquilidade nestas áreas e evitar qualquer acção que possa agravar a situação”, afirmaram.

Quanto às tropas enviadas por ambas as partes para as áreas fronteiriças, os ministros concordaram que “devem continuar seu diálogo, retirar-se rapidamente, manter a distância adequada e aliviar as tensões”.

“À medida que a situação melhorar, as duas partes devem acelerar o trabalho para concluir novas medidas de fomento da confiança para manter e melhorar a paz e a tranquilidade nas zonas fronteiriças”, cita comunicado.
A reunião entre os dois ministros decorreu em Moscovo, onde participaram de uma reunião de chanceleres dos países-membros da Organização de Cooperação de Xangai.

Os conflitos de fronteira têm sido frequentes nas relações entre Nova Deli e Pequim, uma vez que os países não têm uma fronteira demarcada. As relações tinham demonstrando uma piora nos últimos meses, tendo atingido o pico em 19 de Junho, quando ocorreu um confronto entre as tropas dos dois países na área fronteiriça disputada que provocou diversos mortos.

- Publicidade -
FonteSputnik
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.