- Publicidade-
Smooth Jazz Rádio Calema
Inicio Mundo África Uganda: Mapenduzi encontra mina de ouro na agricultura

Uganda: Mapenduzi encontra mina de ouro na agricultura

O escritor e empresário americano Clement Stone cunhou a agora famosa citação: “Quando a vida lhe der limões, aperte-os e faça uma limonada”.

Esse ditado é verdadeiro para Martine Ojara Mapenduzi, de 40 anos, a quem a insurgência do Exército de Resistência do Senhor (LRA) entregou limões. Ele não ficou de mau humor ou xingou depois que a insurgência de duas décadas deixou as terras agrícolas em Gulu ociosas porque era um risco ir para a agricultura ao som de tiros todos os dias.

Após a insurgência, Mapenduzi, que também é o presidente do LCV do distrito de Gulu, recolheu os pedaços e, oito anos depois, tornou-se um dos melhores agricultores da região.

Desejo de cultivar
“Fui um político durante a maior parte da minha vida adulta, mas meu desejo sempre foi cultivar”, diz Mapenduzi, que cultiva em 14 acres na vila de Kulukeno, subcondado de Owor, distrito de Gulu
“Falei com meus parentes que era hora de começar uma agricultura séria quando a guerra terminasse. O terreno foi oferecido a mim pela minha família. ” Mapenduzi cultiva amaranto, repolho, couve (sukuma wiki), espinafre, cenoura – tudo o que ele faz organicamente.

“Eu dividi a terra em pequenos lotes, nos quais planto diferentes safras. A parcela do repolho abriga 324 plantas, por exemplo ”, afirma.
Sendo agricultor pela primeira vez, Mapenduzi diz que está fazendo coisas pequenas enquanto aprende as cordas antes de concretizar seu grande plano.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.