- Publicidade-
Smooth Jazz Rádio Calema
Inicio Cultura Música Associações querem mais espaços desportivos

Associações querem mais espaços desportivos

A falta de infra-estruturas desportivas nas mais diversas modalidades na província do Zaire foi uma das preocupações apresentadas esta sexta-feira, em Mbanza Kongo, pelas associações desportivas à direcção local do sector, durante uma reunião de auscultação.

O encontro, que reflectiu sobre o desporto e o associativismo juvenil, foi promovido pelo Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos.

De acordo com alguns agentes desportivos que intervieram, a falta de recintos condiciona a massificação de actividades desportivas na região.

A reabilitação do campo multiusos anexo ao cine Club, em Mbanza Kongo, foi solicitada durante a reunião, assim como o reaproveitamento de um outro localizado no bairro 4 de Fevereiro, junto das 15 casas.

Sugeriu-se, também, a necessidade do melhor aproveitamento dos recintos desportivos de algumas escolas locais.

Para o presidente da Associação Provincial de Andebol, Gomes Zombo, as administrações municipais devem incluir, nos seus planos directores, projectos ligados ao desporto.

O presidente da Associação de Futebol de Mbanza Kongo, Eduardo Lemos, defendeu a conjugação de esforços entre agentes desportivos, praticantes e órgãos estatais e associações na busca de soluções para o problema.

Por sua vez, o representante do Conselho Provincial da Juventude, António Félix, defendeu a construção de duas casas da juventude nos municípios de Mbanza Kongo e Nzeto, para congregar várias actividades culturais e desportivas.

Sugeriu, igualmente, o fomento de competições inter-escolares, comunitárias, municipais e regionais para a descoberta de novos talentos e a criação de bases para as disputas nacionais.

Ao encerrar o encontro, a directora do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e desportos, Nzuzi Makiese, pediu união de todas as associações para a solução destes e outros problemas que afligem a juventude e o desporto na região.

O sector controla cinco equipas federadas (futebol) e 15 não federadas nas diversas modalidades.

- Publicidade -
FonteAngop
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.