- Publicidade-
Smooth Jazz Rádio Calema
Inicio Mundo Lusófono Portugal Hospital de Santa Maria da Feira detecta bactéria multirresistente em 17 utentes

Hospital de Santa Maria da Feira detecta bactéria multirresistente em 17 utentes

O Hospital São Sebastião, em Santa Maria da Feira, no distrito de Aveiro, detectou em 17 utentes de internamento a presença de uma bactéria multirresistente, revelou esta quinta-feira a direcção daquela unidade hospitalar, que tem esses doentes em isolamento.

Segundo explicou à Lusa fonte da administração do Centro Hospitalar do Entre Douro e Vouga (CHEDV), que tutela o hospital da Feira e também os de São João da Madeira e Oliveira de Azeméis, a situação foi detectada a 25 de Agosto “nos habituais rastreios de rotina para monitorização e controlo de infecções hospitalares”.

Nessa altura, “foram detectados três utentes internados portadores da bactéria ‘New Delhi metallo-beta-lactamase’ (NDM)”, que é um tipo de enzima que torna as bactérias resistentes a uma variedade de antibióticos betalactâmicos, entre os quais a penicilina e seus derivados, que são alguns dos mais utilizados em medicina.

O caso levou a que a equipa do CHEDV afecta ao Programa de Prevenção e Controlo da Infecção Antimicrobiana accionasse “de imediato as estratégias protocoladas para este tipo de situações, nomeadamente o isolamento em quartos individuais dos três utentes detectados”.

Os rastreios consequentes permitiram identificar, entretanto, “mais 14 utentes portadores ou colonizados pela bactéria”, realçando o hospital, contudo, que “nenhuma dessas pessoas se encontra doente por causa da NDM”.

A situação “obriga sobretudo ao reforço das medidas de higienização”, pelo que o caso “não é motivo para alarmismo”, defendeu a fonte do CHEDV.

Todos os utentes nos quais foi detectada a NDM estão internados numa ala específica da enfermaria geral, sob “acompanhamento e monitorização permanentes”, sendo que, entre os profissionais de saúde do hospital, “até ao momento não foi detectado nenhum com a referida bactéria”.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.