- Publicidade-
Smooth Jazz Rádio Calema
Inicio Desporto Futebol Sagrada Esperança capacita técnicos sobre “scouting”

Sagrada Esperança capacita técnicos sobre “scouting”

A direcção do Sagrada Esperança da Lunda-Norte, em parceria com a Talent Spy, promove, até ao dia 28 uma acção formativa sobre scouting para a actualização das novas tendências do futebol moderno.

Em declarações à imprensa, o chefe de departamento de ‘Scouting’ do Sagrada Esperança, Hélder Caiombo, explicou que a formação que se realiza via online, através da plataforma SKYPE , além do pessoal da área, é também dirigida a membros de direcção, técnicos de futebol dos diferentes escalões e departamentos do clube.

Num total de vinte participantes, integram o grupo de formandos representantes dos diamantíferos nas províncias da Lunda-Norte, concretamente do Dundo, Luanda e Benguela. Na acção formativa, cujo prelector é o gestor da Talent Sky, Pedro Vidal , a Lunda-Norte participa com doze instruendos, Luanda sete (7) e um de Benguela.

Hélder Caiombo disse que com a iniciativa pretende-se dotar os quadros do clube com ferramentas capazes de melhorar o nível de observação sobre o desempenho da própria agremiação, e a necessidade de habilitá-los em técnicas modernas de observação dos adversários e futuros activos ( jogadores) a serem contratados.

O responsável declarou que o gabinete de Observação e Scouting do clube, criado há três anos , tem estado a desenvolver um trabalho significativo de identificação do perfil ideal de jogadores para o plantel.

Hélder Caiombo afirmou que os temas escolhidos estão em conformidade com as ideias e filosofia do Sagrada Esperança, considerando que o futebol está numa fase de modernização contínua, desde os aspectos “ técnicos, tácticos e até psicológicos”, daí a aposta na formação dos quadros.

O Sagrada Esperança, disse, é uma agremiação que está a investir na sua estrutura profissional. Hélder Caiombo lembrou que, esta é a segunda vez que a direcção promove uma acção formativa do género, depois de em 2017 tê-lo feito com a participação de trinta pessoas, entre quadros do clube e jovens interessados.

Desta vez, referiu que a formação realiza-se com recurso às tecnologias de informação e comunicação, devido às limitações impostas pela Covid-19.

Quanto aos temas a serem abordados, comparativamente ao primeiro encontro realizado em 2017 no Dundo, a grande novidade é a inclusão de matérias relacionadas à “actualização de plataformas de observação, novas ferramentas de observação, análises e metodologias de observação”, disse.

O plano de formação, segundo Hélder Caiombo, está voltado para a implementação do Software Talent Spy , no processo de criação e desenvolvimento do Departamento de Scouting, com vista ao estabelecimento de todo o trabalho prático nos diversos ramos e competências dentro da estrutura do futebol do clube.

Entre os temas eleitos para o encontro, constam também “sistemas de base de configuração do Software, criação de perfis completos de jogadores, desenvolvimento de modelos de avaliação, relatórios e introdução de equipas “. “Desenvolvimento de fichas de jogo, planeamento de tarefas e observações, personalização e exportação de relatórios, pesquisa simplificada e avançada de jogadores”, completam o leque das matérias a serem transmitidas na formação.

A Talent Spy , é a empresa parceira do Sagrada Esperança, no fornecimento do Software de análise e observação do futebol.

- Publicidade -
FonteJA
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.