InicioEconomiaEmpreendedor aposta no cultivo de pitaias no Benfica

Empreendedor aposta no cultivo de pitaias no Benfica

O empreendedor e investidor angolano Victor da Silva está a apostar num projecto de cultivo de mais de três mil pés de pitaias na área habitacional do Benfica, em Luanda, no âmbito do projecto de agricultura para auto- sustentabilidade familiar.

Desenvolvido numa área de 0,8 hectares (oito mil metros quadrados), o projecto proporcionou a criação de 14 postos de trabalho.

Criado no bairro Chinguar em Talatona, o projecto funciona como  viveiros,  laboratório, para o lançamento da produção da referida fruta na região de  Malanje,  nos próximos anos.

O investidor Victor da Silva  que falava na quarta-feira  à Angop a  propósito da concretização do projecto do distrito denominado” A horta do Benfica” , disse que a perspectiva,  nos próximos  dez anos,  é fazer parte do grupo dos  maiores  exportadores de  pitaia a  nível de Angola.

Acredita na sua concretização, caso haja apoios  em maquinarias, para o desenvolvimento da actividade a que se propõem realizar, fortalecer e expandir.

“Precisamos fazer grandes lavouras e o que mais rouba tempo ao camponês , é preparar os solos”, disse.

O agricultor, que aposta na cultura da pitaia por considerar bastante lucrativa e nutritiva, deseja  fazer uma produção orgânica para que  se mantenha as características naturais da espécie.

Para o efeito, adquiriu estrumes, adubos, desinfectantes e insecticidas nos mercados de referência, sem beneficiar de qualquer financiamento.

Espera  nesta época experimental ,que durará seis a oito meses , produzir  mais de 100 mil  frutos e  corresponder as expectativas do mercado  angolano,  numa altura em que  se regista pouca cultura do fruto.

O processo de  comercialização será feito a baixo preço , de acordo com o agricultor , de modo a facilitar os revendedores a ter lucro e ajudar  várias  famílias.

Amante da agricultura, Victor da Silva  tem como profissão  classificador de diamantes,  trabalhador da ENDIAMA , espera ainda transformar Angola em um dos  maiores produtores de macadâmia , uma castanha rica  no fabrico de cosmético, de alto teor  nutritivo, com um óleo utilizado em  meios de transportes.

Pitaia é o nome dado ao fruto de várias espécies de cactos epífitos dos gêneros Hylocereus e Selenicereus, nativas de regiões da América Central e México, também cultivadas em Israel, no Brasil e na China.

O termo “pitaia” significa “fruta escamosa”. É também chamada de “fruta-dragão” em algumas línguas, como o inglês e em línguas asiáticas. Existem três espécies, todas muito comercializadas pelos seus frutos, que lhes dão os nomes: a pitaia-branca (rosa por fora e branca por dentro).

FonteANGOP

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.