A vacinação é vista como a única forma de parar a propagação da Covid-19. Até Dezembro, Portugal pode receber quase 700 mil vacinas, mas sem mexer na lei dificilmente se pode obrigar alguém a tomar a vacina.
Em fábricas de todo o mundo, dia e noite, as máquinas não param. A vacina contra a Covid-19 ainda não está totalmente testada mas as fábricas já produzem milhões de doses por dia.
Se os ensaios falharem, vão para o lixo. Mas se tiverem sucesso, como se espera, haverá milhões de doses para distribuir assim que a Agência Europeia do Medicamento aprovar a vacina.
UNIÃO EUROPEIA RESERVOU 300 MILHÕES DE DOSES
Bruxelas já reservou 300 milhões de vacinas em preparação da farmacêutica francesa Sanofi. A vacina ainda nem sequer existe.
PORTUGAL VAI RECEBER QUASE SETE MILHÕES DE DOSES. CERCA DE 700 MIL CHEGAM ATÉ DEZEMBRO
Quando surgir uma vacina segura e eficaz, Portugal vai receber, pelo menos, 6 milhões e 900 mil doses. É a parte a que o país tem direito, do lote de 300 milhões de vacinas que a União Europeia negociou com um laboratório francês.
Se forem doses individuais, vai ser possível vacinar dois terços da população portuguesa, mas outras negociações estão em curso, de acordo com a Autoridade Nacional do Medicamento.
VACINA VAI SER GRATUITA, GARANTE O GOVERNO
O primeiro-ministro António Costa confirmou, durante uma visita ao Hospital de Gaia, que a vacinação vai ser gratuita.
ARRANCOU FASE DE TESTES DE VACINA CRIADA EM ITÁLIA
Esta segunda-feira, arrancou a fase de testes da vacina desenvolvida em Itália contra o coronavírus. Um passo importante numa altura em que o país atingiu o maior número diário de novos casos desde maio. O aumento de infecções tem sido consistente em vários países da Europa.