- Publicidade-
Smooth Jazz Rádio Calema
Inicio Mundo Europa Uso de máscara obrigatório em toda a cidade de Paris

Uso de máscara obrigatório em toda a cidade de Paris

Em véspera de abertura do novo ano escolar, o primeiro-ministro francês alertou esta quinta-feira para o aumento do número de infectados com o novo coronavírus. Em conferência de imprensa, Jean Castex anunciou o alargamento da obrigatoriedade “do uso de máscara a toda a capital”.

O uso de máscara na Cidade Luz já era obrigatório em algumas ruas de bairros mais populosos ou turísticos, além de todos os espaços interiores. Agora, devido ao agravamento da circulação do vírus o chefe do executivo anunciou novas medidas de contenção, de forma a evitar um novo confinamento.

“A epidemia volta a ganhar terreno e é agora que é preciso agir”, começou por sublinhar o chefe do Governo francês, numa conferência de imprensa acompanhado pelo ministro da Saúde, Olivier Véran e o ministro da Educação, Jean-Michel Blanquer.

Jean Castex anunciou a obrigatoriedade de máscara em toda a cidade de Paris e o objectivo de realização de um milhão de testes por semana em Setembro.

A epidemia já fez mais de 30.500 mortos em França e mais de 5.000 novos infectados foram registados no país nas últimas 24h, um recorde desde o fim do confinamento em Maio.

Há 21 distritos classificados como zona vermelha, ou seja, zona de circulação activa do vírus. As autoridades falam numa “nova incidência incontestável da epidemia”, que “está a progredir em todo o território”, com “39 casos positivos em 100 000 – quatro vezes mais que há um mês.”

“Os casos positivos aumentam em todas as faixas etárias”. Sobre o número de hospitalizações, Jean Castex falou num “aumento lento, mas num aumento. Mais de 800 pacientes Covid-19 são internados no hospital por semana, contra 500 – internamentos por semana – há seis semanas.”

Jean Castex anunciou que em concertação com Didier Lallement, governador civil de Paris e Anne Hidalgo, presidente da câmara da capital, o uso de máscara iria passar a ser obrigatório em toda a cidade de Paris.

“Paris faz parte dos distritos onde se verifica a circulação activa do vírus e isso tem consequências. Depois de ter acordado com a autarquia, dei a indicação ao Governador Civil, para estender o uso de máscara a toda a cidade. Uma questão que, obviamente, também se levanta em relação aos arredores da capital, tendo em conta circulação entre territórios.”

- Publicidade -
FonteRFI
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.