- Publicidade-
InicioVidaSaúdeAngola regista três casos de pólio circulante

Angola regista três casos de pólio circulante

Angola registou, nos últimos oito meses, três casos de poliomielite circulante, numa altura que África vai declarar a erradicação da pólio selvagem, anunciou nesta terça-feira, em Luanda, o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda.

O governante que falava à margem da 70º sessão do Comité Regional da OMS para África esclareceu que esses casos são derivados da própria vacinação, sublinhado que o país já não regista casos de pólio selvagem desde Março de 2011.

Explicou que na pólio circulante a vacina não é um efeito adverso pós-vacinação, nem depende da qualidade da vacina, mas sim um evento que acontece quando há uma baixa cobertura vacinal contra a poliomielite na comunidade.

Nesta vertente, deu a conhecer que a partir de 4 de Setembro próximo terá início a segunda fase de vacinação nas províncias do Namibe, Huambo, Zaire, Cunene e Cuando Cubango que devia acontecer no primeiro trimestre do ano em curso.

Franco Mufinda disse que a reunião, por vídeo conferência, onde Angola ocupa a posição de relator para os países de língua portuguesa, está a abordar dois pontos, nomeadamente “resposta a covid-19 no continente” e a “erradicação da pólio selvagem em África”.

Já o oficial encarregado da Organização Mundial da Saúde (OMS) em Angola, Javier Aranburu, felicitou o continente e Angola em particular pelo esforço na luta pela erradicação da poliomielite e pelas políticas pertinentes contra a covid-19.

- Publicidade -
FonteAngop
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.