- Publicidade-
Smooth Jazz Rádio Calema
Inicio Mundo Europa Última Hora: MP da Bielorrússia abre processo penal contra criação de conselho...

Última Hora: MP da Bielorrússia abre processo penal contra criação de conselho da oposição

As actividades do Conselho de Coordenação da Oposição têm como objectivo tomar o poder e causar danos à segurança nacional da Bielorrússia, afirma procurador-geral.

“A criação e a actividade do Conselho de Coordenação visam tomar o poder do Estado, bem como causar danos à segurança nacional da República da Bielorrússia. Foi iniciado um processo penal nos termos do Artigo 361 do Código Penal”, afirmou o procurador-geral da Bielorrússia, Aleksandr Konyuk.

O procurador-geral também afirmou que a criação de órgãos como o conselho é contra a lei, portanto suas actividades são ilegais. Sabendo isso, alguns dos integrantes deixaram o conselho da oposição.

Por sua vez, o Conselho de Coordenação declarou que não ameaça a segurança nacional do país.

O Conselho de Coordenação da oposição não acordou a possibilidade de participação de Lukashenko em uma eventual nova eleição, “porque agora não é oportuna”. O conselho enfatiza que a população quer a renúncia do actual governo.
O Conselho de Coordenação denuncia “numerosas violações das normas eleitorais” durante o pleito realizado em 9 de Agosto e a prisão de mais de sete mil pessoas por motivos políticos.

A Bielorrússia tem sido palco de uma onda de protestos desde 9 de Agosto após a realização das eleições presidenciais, nas quais o presidente Aleksandr Lukashenko venceu com 80,1% dos votos, seguido por Svetlana Tikhanovskaya com 10,12%.

- Publicidade -
FonteSputnik
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.