- Publicidade-
Smooth Jazz Rádio Calema
Inicio Economia INE realiza censo de empresas e estabelecimentos comerciais

INE realiza censo de empresas e estabelecimentos comerciais

As empresas públicas e privadas, bem como os estabelecimentos comerciais começaram a partir de hoje (sexta-feira) no Luena, província do Moxico, a ser recenseadas pelos serviços provinciais do Instituto Nacional de Estatística (INE).

A actividade denominada Recenseamento de Empresas e Estabelecimentos (REMPE), visa ter uma percepção real do tecido empresarial do sector formal e informal.

No acto de abertura do REMPE, o director do INE, José Januário Mateus, assegurou que em seis semanas o sector vai registar as empresas e estabelecimentos comerciais existentes nos nove municípios que compõem a província do Moxico.

Em Malanje, seis técnicos, entre os quais dois supervisores e quatro recenseadores do Instituto Nacional de Estatística (INE), conduzem a partir de hoje (sexta-feira), os trabalhos de Recenseamento de Empresas e Estabelecimentos (REMPE) ao nível da província.

Os referidos técnicos foram submetidos recentemente a uma formação para o efeito e prevêem cadastrar mil e 600 empresas, durante 30 dias prorrogáveis.

Segundo o chefe dos serviços provinciais do INE de Malanje, Sidó Socola, o número de recenseadores é suficiente para atender os 14 municípios da província, encarregando-se cada de cadastrar 400 empresas.

O responsável destacou a importância do REMPE no levantamento do universo de empresas e estabelecimentos existentes na província, tendo em conta a sua ordem jurídica, ramo de actividade, participação e origem do capital inicial, dimensão média do volume de negócios, entre outros aspectos.

Precisou que o processo vai contribuir igualmente para identificação do nível de empregabilidade, ajudando assim o Executivo na formulação de políticas consentâneas a partir destes indicadores.

A decorrer simultaneamente em 17 das 18 províncias do país, com excepção de Luanda, o REMPE abrange empresas e estabelecimentos dos sectores formal e informal.

- Publicidade -
FonteAngop
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.