- Publicidade-
Smooth Jazz Rádio Calema
Inicio Mundo Europa Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan Erdogan diz que demanda territorial da...

Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan Erdogan diz que demanda territorial da Grécia e ‘ridícula’

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, criticou nesta quinta-feira (13) a Grécia e disse que entrará em contacto com líderes europeus para discutir a disputa territorial entre os dois países.

Erdogan anunciou que irá conversar por telefone com a chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente do Conselho Europeu Charles Michel.

O presidente turco acrescentou que seu país não está contribuindo de forma alguma para um aumento das tensões e mais uma vez culpou a Grécia pelo assunto e pediu uma solução mutuamente aceitável por meio do diálogo.

Erdogan também disse que a demanda da Grécia por acesso a 15 mil milhas quadradas da zona marítima por causa da localização de sua ilha de Meis, ou Kastellorizo, é “ridícula” porque a ilha fica a 360 milhas de distância da Grécia continental e a apenas cerca de uma milha da Turquia.
As tensões entre os dois aliados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) aumentaram novamente no início de Agosto depois que Grécia e Egipto assinaram um acordo marítimo sobre uma zona económica exclusiva no Mediterrâneo oriental. Ancara então declarou o acordo como “nulo e sem efeito”, dizendo que Atenas e Cairo não compartilham nenhuma fronteira marítima, e alegou que a área da zona económica exclusiva estava de fato localizada na plataforma continental da Turquia. O acordo entre Grécia e Egipto levou a Turquia a retomar as pesquisas sísmicas no leste do Mediterrâneo. Atenas respondeu colocando suas Forças Armadas em alerta e criticando abertamente Ancara.

- Publicidade -
FonteSputnik
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.