- Publicidade-
Smooth Jazz Rádio Calema
Inicio Ministérios Ministério das Relações Exteriores Conselho de Ministros da CEEAC prepara Conferência de Chefes de Estado

Conselho de Ministros da CEEAC prepara Conferência de Chefes de Estado

O Conselho de Ministros da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC) analisou, nesta segunda-feira, um conjunto de documentos que serão submetidos à Conferência de Chefes de Estado e de Governo, a ocorrer por videoconferência no próximo dia 30 do corrente.

Na XII Sessão Extraordinária hoje realizada, os membros analisaram vários documentos, nomeadamente os relatórios do secretário-geral e da Comissão Consultiva, as contribuições financeiras dos Estados-Membros da organização regional, bem como a distribuição dos postos para os diferentes cargos da Comissão da CEEAC.

A tabela remuneratória dos membros da futura Comissão, o estado evolutivo do processo de ratificação do Tratado Revisto da CEEAC, o projecto de agenda da conferência de Chefes de Estado e de Governo, entre outros, estiveram, igualmente, em análise.

Recorde-se que o Conselho de Ministros da CEEAC aprovou, por consenso, o candidato de Angola ao cargo de presidente da Comissão do órgão, o embaixador Gilberto da Piedade Veríssimo, no quadro do processo de reformas em curso.

A proposta de Angola, apresentada durante a IX Sessão Extraordinária do Conselho de Ministros, realizada nos dias 3 e 4 de Junho, por videoconferência, teve a “luz verde” de todos os Estados-Membros e será agora submetida a uma consideração dos Chefes de Estado e de Governo da organização regional para endosso.

No âmbito do processo de selecção dos membros da nova Comissão, está previsto o preenchimento das vagas para os cargos de vice-presidente e de comissários para os Assuntos Políticos, Paz e Segurança, do Mercado Comum e Assuntos Económicos, Monetários e Financeiros, Meio Ambiente, Recursos Naturais, Agricultura e Desenvolvimento Rural, Administração do Território e Infra-Estruturas, Promoção do Género, Desenvolvimento Humano e Social.

Os mandatos do Presidente da Comissão e dos Comissários são de cinco anos não renováveis. A selecção dos membros da Comissão acontece no âmbito da reforma da CEEAC, decidida pelos Chefes de Estado e de Governo, que conduziu, igualmente, à revisão do Tratado da organização.

Angola fez-se representar por uma delegação chefiada pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António, e integrada pela secretária de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça, representantes do Ministério da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria, do Ministério do Interior, do Estado-Maior-General das FAA, do Serviço de Inteligência Externa, e demais Altos funcionários de Organismos do Estado. Integram a CEEAC Angola, Burundi, Camarões, Chade, Gabão, Guiné Equatorial, República Centro Africana, República do Congo, República Democrática do Congo, Rwanda e São Tomé e Príncipe.

- Publicidade -
FonteAngop
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.