O presidente da associação dos Angolanos Residentes no Estado de São Paulo Brasil, Carlos Francisco (Mandume), faz um apelo ao Governo angolano, para que possa intervir na situação dos angolanos retidos nessa cidade por conta da Covid-19.
Na ultima semana, mas de trinta (30) angolanos dirigiram-se ao Consulado Geral de Angola em São Paulo Brasil, para clamarem por ajuda ao regresso Angola. Esses angolanos que estão no Brasil desde Março para fins específicos tais como; tratamento médico, negócios entre outros foram surpreendidos como fechamento do espaço aéreo brasileiro por conta da Covid-19.
Os mesmos encontra-se sem recursos financeiros para se manter no Brasil, visto que estão na cidade para fins específicos com recurso contado e já passaram quatro (4) meses. Segundo o presidente da associação dos angolanos residentes em São Paulo, Associação tem feito de tudo para ajudar todo cidadão angolano naquela cidade mas, no entanto associação por se uma entidade filantrópica sem fins lucrativos não consegue auxiliar nessa situação.
Associação vem realizando doações de cestas básicas para minimizar o problema, mas na situação dos Angolanos retidos, faz-se necessário a intervenção do Governo Angolano.