- Publicidade-
Smooth Jazz Rádio Calema
Inicio Mundo EUA Exercícios chineses no mar do Sul da China preocupam EUA, diz Pentágono

Exercícios chineses no mar do Sul da China preocupam EUA, diz Pentágono

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos demonstrou preocupação com a decisão de realizar exercícios militares no mar do Sul da China ao longo desta semana.

De acordo com o Pentágono, a região onde as forças navais chinesas escolheram realizar suas actividades abrangem águas disputadas e, por esse motivo, tais acções são “contra-produtivas” para os esforços de redução das tensões e manutenção da estabilidade naquela área.

“As acções da RPC [República Popular da China] desestabilizarão ainda mais a situação no mar do Sul da China. Esses exercícios também violam os compromissos da RPC na Declaração sobre a Conduta das Partes no Mar do Sul da China, de 2002, para evitar actividades que complicariam ou escalariam disputas e afectariam a paz e a estabilidade”, disse a Defesa norte-americana por meio de nota divulgada nesta quinta-feira (2).

Ainda segundo o Pentágono, esses exercícios são apenas o último exemplo de uma longa lista de acções organizadas por Pequim para fazer “reivindicações marítimas ilegais” e “prejudicar” países vizinhos no mar do Sul da China.

“As acções da RPC contrastam com seu compromisso de não militarizar o mar do Sul da China e a visão dos Estados Unidos de uma região do Indo-Pacífico livre e aberta, na qual todas as nações, grandes e pequenas, estão seguras em sua soberania, livres de coerção e capazes de buscar crescimento económico consistente com as regras e normas internacionais aceitas.”

- Publicidade -
FonteSputnik
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.