- Publicidade-
Smooth Jazz Rádio Calema
Inicio Mundo Médio Oriente Irão vai executar agente da CIA envolvido no assassinato de Soleimani

Irão vai executar agente da CIA envolvido no assassinato de Soleimani

Um cidadão iraniano proporcionou informação aos serviços de inteligência dos EUA e Israel sobre o paradeiro do general que faleceu durante um ataque em 3 de Janeiro.

As autoridades do poder judiciário do Irão anunciaram nesta terça-feira (9) que um agente da CIA envolvido no assassinato do major-general iraniano Qassem Soleimani será executado, informa a agência Reuters.

Trata-se de um cidadão iraniano que repassou informação indispensável aos serviços de inteligência dos EUA e Israel para encontrar o general iraniano.

“Mahmoud Mousavi-Majd, um dos espiões da CIA e do Mossad, foi condenado à morte […] por ter repassado o paradeiro do mártir Soleimani a nossos inimigos”, expressou o porta-voz da Justiça do Irã, Gholamhossein Esmaili, em uma colectiva de imprensa.

Ataque por parte dos EUA
O general iraniano faleceu durante um ataque de mísseis na capital iraquiana. O Pentágono afirmou que “o ataque tinha como objectivo dissuadir futuros planos de ataques iranianos”, e acusou Soleimani de “desenvolver activamente planos para atacar diplomatas e membros dos serviços norte-americanos no Iraque e em toda a região”.

Qassem Soleimani foi uma figura-chave na coordenação das acções militares do Irão na região, além de ter actuado nos serviços de inteligência da nação persa.

Vários especialistas consideram que o general assassinado era a segunda pessoa mais poderosa do Irão, após o líder supremo, aiatolá Khomeini, e tinha mais influência que o presidente iraniano, Hassan Rouhani.

- Publicidade -
FonteSputnik
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.