- Publicidade-
Smooth Jazz Rádio Calema
Inicio Angola Regiões Chitembo com três infra-estruturas sociais consignadas

Chitembo com três infra-estruturas sociais consignadas

Três infra-estruturas de impacto social, dos 12 projectos inscritos no Programa de Intervenção Municipal (PIIM) no Chitembo, foram consignadas hoje (terça-feira), nessa circunscrição, a empreiteiras nacionais para a sua execução num prazo de seis a 12 meses.

Das infra-estruturas a serem erguidas figuram duas escolas de 12 e sete salas de aula, respectivamente, bem como uma quadra polidesportiva avaliadas em cerca de 197 milhões de kwanzas.

O governador provincial do Bié, Pereira Alfredo, afirmou que, para além das obras consignadas, Chitembo irá, de igual modo, beneficiar (em data não avançada) de outros nove projectos, com maior destaque a asfaltagem de 10 quilómetros de estrada e o grande Sistema de Captação e Distribuição de Água, ambos na sede municipal.

Sem avançar datas, o governante ressaltou que o mesmo município vai também beneficiar de 100 quilómetros de terraplanagem de estradas secundárias e terciárias, de um Instituto Médio Politécnico e de outros projectos ligados aos ramos da Saúde e Educação, todos enquadrados do PIIM.

Depois da conclusão destas empreitadas, realçou, a sede municipal terá uma nova imagem, que poderá contribuir na melhoria da circulação de pessoas e bens, o aumento de mais crianças dentro do sistema escolar, assim como a prática de diversas modalidades desportivas.

Paralelamente a esse acto formal, foram entregues a Administração local imputs agrícolas como fertilizantes, instrumentos de produção agrícola, meios de irrigação, de tracção animal e duas moto-cisternas.

Bié tem já em execução, desde Julho de 2019, sessenta projectos socioeconómicos, dos 160 inscritos no PIIM nessa província.

Em Abril e Maio do ano em curso, foram consignadas acções de género no Cuito, Cunhinga, Chinguar, Andulo, Nhârea, Catabola, Camacupa e Cuemba, gerando cerca de cinco mil empregos para os jovens.

Lançado em Junho de 2019 pelo Presidente da República, João Lourenço, o PIIM é implementado nos 164 municípios do país e tem como prioridade os sectores da Educação, Saúde, Energia e Águas, asfaltagem de vias e terraplenagem de estradas terciárias, secundárias, Saneamento Básico, entre outros.

O programa conta com o financiamento equivalente em Kwanzas a dois mil milhões de dólares (USD), do Fundo Soberano de Angola.

- Publicidade -
FonteAngop
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.