O primeiro teste do drone submarino russo Poseidon, capaz de portar munições nucleares, ocorrerá entre Setembro e Dezembro deste ano, conforme fonte da Defesa russa.
“O lançamento de um Poseidon a partir do submarino nuclear Belgorod, o veículo experimental para estes drones, está previsto para o outono [russo] […] Não há um protótipo montado, alguns componentes e grupos estão sendo testados”, afirmou a fonte.
O presidente russo, Vladimir Putin, havia mencionado durante seu discurso perante a Assembleia Federal em 2018 o desenvolvimento do Poseidon.
Segundo Putin, o drone submarino será capaz de portar munições convencionais e nucleares, além da capacidade de destruir uma ampla gama de alvos, como porta-aviões e infraestruturas costeiras.
Os testes de lançamento dos drones Poseidon serão desenvolvidos a partir do submarino experimental multifuncional de propulsão nuclear K-329 Belgorod (projecto 09852), lançado no estaleiro Sevmash em abril de 2019, e do submarino nuclear Khabarovsk (projecto 098531), que será o veículo regulador, cujo lançamento está previsto para os próximos meses.