Radio Calema
InicioMundo LusófonoGuiné-BissauGuiné-Bissau presta últimas homenagens a Serifo Nhamadjo

Guiné-Bissau presta últimas homenagens a Serifo Nhamadjo

Cerimónias fúnebres do antigo Presidente de transição da Guiné-Bissau, Serifo Nhamadjo, são realizadas este sábado (23.05) em Bissau.

As cerimónias fúnebres de Serifo Nhamadjo tiveram início na manhã deste sábado (23.05) na residência do antigo Presidente de transição da Guiné-Bissau, seguindo depois a urna funerária para a Assembleia Nacional Popular, onde lhe é prestada homenagem com a presença de diversos políticos e autoridades guineenses.

Segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros, o voo que transportava a urna com os restos mortais de Serifo Nhamadjo aterrou ao final da sexta-feira (22.05) em Bissau.

As cerimónias fúnebres estavam marcadas para a sexta-feira, mas foram adiadas para este sábado – depois que uma avaria mecânica no avião, proveniente de Lisboa, que transportava o corpo do ex-Presidente de transição, obrigou o aparelho a regressar à capital portuguesa.

Serifo Nhamadjo morreu a 17 de Março, aos 62 anos, em Lisboa, vítima de doença.

Vida política e paixões

Nascido em 25 de Março de 1958, Serifo Nhamadjo, dirigente do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), foi Presidente de transição da Guiné-Bissau entre maio de 2012 e Junho de 2014.

Assumiu a liderança do período transitório na Guiné-Bissau, na sequência de um golpe de Estado, protagonizado por militares. Antes desempenhou as funções de primeiro vice-presidente do parlamento guineense.

Político que se assumia como amante da paz, justiça e estabilidade, Serifo Nhamadjo era formado em Contabilidade e Análises em Portugal, e era também um assumido amante do futebol, particularmente do Benfica, tendo chegado a ser presidente da casa daquele clube em Bissau.

Foi ainda fundador e primeiro presidente do Clube Desportivo de Mansaba, no interior norte da Guiné-Bissau.

FonteDW

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.