InicioMundoÁsiaÍndia envia mais soldados para território reivindicado pela China

Índia envia mais soldados para território reivindicado pela China

Em 5 de Maio, mais de 250 soldados da Índia e China se envolveram em um impasse na região do Vale Galwan durante um patrulhamento na fronteira entre os dois gigantes asiáticos.

Desde então, os dois lados começaram a enviar tropas adicionais de forma agressiva para reivindicar a área, que tem gerado atrito desde 1962.

Citando diferentes fontes, o jornal Economic Times relatou que os soldados são enviados de outras regiões dos países.

O Exército de Libertação Popular da China afirmou ter estabelecido novamente com sucesso o status quo na região, informou o jornal Global Times na segunda-feira (18).

Tropas de defesa das fronteiras “aumentaram medidas de controle fronteiriço e tomaram as acções necessárias em resposta às construções ilegais de instalações de defesa da Índia, atravessando a fronteira em território chinês na região do Vale do Galwan”.
Contudo, a Índia considera ter autoridade sobre o território actualmente sob controle chinês. Em Novembro de 2019, a Índia divulgou um mapa com os detalhes da fronteira com o país vizinho, retratando o território como sendo indiano.

Os últimos atritos ocorreram no fim de Abril, quando soldados indianos e chineses se envolveram em um conflito durante o patrulhamento da fronteira. A situação escalou desde então com choques físicos entre as tropas de ambos os países.

A actual disputa entre os dois países é a maior desde 2017. Os gigantes asiáticos compartilham uma fronteira de mais de quatro mil quilómetros, que continua a ser um ponto polémico nas relações diplomáticas dos dois países.

FonteSputnik

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.