InicioMundoMédio OrienteIsrael: Novo governo 'coligado' toma posse

Israel: Novo governo ‘coligado’ toma posse

Em Israel o novo executivo, que junta Benjamin Netanyahu e Benny Gantz, toma posse esta quinta-feira. Este novo governo deverá colocar um fim na crise política que durou mais de um ano.

A tomada de posse estava prevista para ontem, mas a visita a Jerusalém do secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, acabou por adiar a cerimónia.

A composição do novo executivo já era conhecida desde 20 de Abril, data da assinatura do acordo de coligação entre o Likoud e a coligação Azul e Branco.

O novo governo será dirigido por dois primeiros-ministros, que vão governar 18 meses cada um e será a maior equipa da história do país: 32 ministérios repartidos pelos dois campos.

Nos primeiros 18 meses será Benjamin Netanyahu a assumir o cargo de primeiro-ministro, enquanto Benny Gantz vai dirigir o ministério da Defesa durante ano e meio, depois será a sua vez de governar o país.

O Partido Trabalhista israelita também integra o executivo de União e Emergência, depois Amir Peretz, líder do partido, e Gantz terem assinado um acordo nesse sentido.

Após 16 meses de crise política e de três eleições que não definiram uma vitória para qualquer um dos lados, os dois líderes concordaram posteriormente na formação de um gabinete de união e “emergência”, para enfrentar a crise motivada pelo surto do novo coronavírus.

O país já registou mais de 16 500 infectados e 264 óbitos.

FonteRFI

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.