InicioDestaquesPortugal receberá 500 crianças imigrantes não acompanhadas de acampamentos na Grécia

Portugal receberá 500 crianças imigrantes não acompanhadas de acampamentos na Grécia

Portugal deve receber 500 crianças de campos de refugiados na Grécia assim que restrições ao movimento impostas para impedir a propagação do coronavírus forem suspensas, disse nesta terça-feira o ministro de Relações Exteriores, Augusto Santos Silva.

Pelo menos 5.200 menores desacompanhados vivem na Grécia, a maioria sob condições adversas em acampamentos em ilhas do Mar Egeu, e preocupações estão aumentando sobre a possibilidade de doenças afectarem esse grupo vulnerável. A maioria dos refugiados vem da Síria, alguns do Afeganistão, Iraque e países africanos.

“O compromisso de receber 500 dos (mais de) 5.000 menores desacompanhados de acampamentos na Grécia continua e acontecerá assim que as restrições impostas pela pandemia nos permitam”, disse Santos Silva a um comité parlamentar de acordo com a agência de notícias local Lusa.

O anúncio de Santos Silva acontece após a parlamentar do Partido Socialista Isabel Santos dizer no sábado que 60 crianças desacompanhadas vindas de acampamentos de refugiados na Grécia eram esperadas em Portugal nas próximas semanas. A integrante do Parlamento Europeu não especificou a data.

Portugal, que tem 27.913 casos reportados do coronavírus, com 1.163 mortes, anunciou a disposição em receber algumas das crianças como parte de um esquema europeu para realojar cerca de 1.600 delas.

Outros países, incluindo Alemanha, Irlanda, França e Luxemburgo, também estão envolvidos na iniciativa. As primeiras realojamentos aconteceram no mês passado quando 12 menores foram transferidos para Luxemburgo. Desde então, a Alemanha recebeu cerca de 50 crianças.

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.