Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Joana Lina realça atenção redobrada aos deficientes auditivos

Huambo: Governadora Joana Lina (Foto: Aurélio Janeiro)

Angop

A governadora da província do Huambo, Joana Lina, realçou hoje, domingo, a necessidade da sociedade civil redobrar as acções de valorização e respeito aos deficientes auditivos, com vista a incluí-los nas acções de desenvolvimento económico-social.

A governante, que falava no acto antecipado do Dia Mundial dos Surdos, que se comemora, nesta segunda-feira (30), referiu que o respeito pelas pessoas com deficiência auditiva, de forma particular, requer o envolvimento de todos, de modo a dignifica-los e em contrapartida melhorar o bem-estar desta franja da sociedade.

“Precisamos trabalhar em conjunto na definição de um programa inclusivo, contudo, a sociedade tem que estar mais solidária com os surdos, que, por sua vez, têm a responsabilidade de colocar as questões ao Governo, para as resolver oportunamente” – frisou.

Segundo Joana Lina, é importante que a Associação dos Surdos nesta província continue a cultivar o sentimento de esperança, entre os membros da organização, mantendo-os fortes e preparados para contribuir no desenvolvimento do país, fazendo, também, perceber a sociedade que os deficientes auditivos, neste caso concreto, são pessoas normais e que devem ser valorizadas.

Uma gama de manifestações culturais e desportivas marcaram o evento, decorrido no pavilhão multi-usos “Osvaldo Serra Van-Dúnem”, na cidade do Huambo, sob o lema “Faça o bem pensado no próximo – não faça pensado em você”.

A Associação dos Surdos na província do Huambo, Planalto Central de Angola, conta com mais 200 membros de todas as idades.

O Dia Mundial dos Surdos é comemorado por membros da comunidade surda de todo o mundo, e foi comemorado pela primeira vez em Setembro de 1958, em Roma.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »