Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Futebol: Ausência de Capita na selecção atenta interesse nacional

EGAS VIEGAS DEFENDE CAPITA NA SELECÇÃO NACIONAL (FOTO: FRANCISCO MIÚDO)

O desempenho do atleta no CAN da categoria, em Março último, na Tanzânia, onde Angola obteve a terceira posição e consequentemente o apuramento ao mundial demonstra o interesse nacional sobre o sujeito, segundo o jurista especializado em direito desportivo Egas Viegas.

Em declarações neste domingo à Angop, em Luanda, sobre a suspensão do jogador pelo 1.º de Agosto, alegadamente por incumprimento de trabalho, o advogado disse que a medida disciplinar aplicada não afecta a selecção nacional, por esta estar sob égide da Federação Angolana de Futebol (FAF), órgão autónomo.

O autor da obra “Contrato de trabalho desportivo”, lançada em 2017, afirmou que a FAF está ainda em tempo de corrigir essa decisão que considera errada da sua equipa técnica, para que o jogador, melhor marcador da selecção no CAN da Tanzânia (4 golos), possa disputar o Campeonato do Mundo, de 26 de Outubro a 17 Novembro, no Brasil.

Sobre a suspensão de Capita por parte do 1.º de Agosto, Egas Viegas referiu que o clube enquanto empregador/formador tem o poder de direcção e disciplina e pode aplicar qualquer medida prevista na Lei Geral do Trabalho.

O Licenciado em direito pela Universidade Agostinho Neto (UAN) colocou no mercado outra obra em 2018 “Segurança Social Fundos de Pensões e Seguros para Desportistas”. Actualmente integra uma comissão que trabalha para a concretização da primeira legislação laboral desportiva no país.

O diferendo entre o clube “militar” e o atleta resulta da recusa de Capita em treinar por conta de um possível contrato com um clube Europeu.

Sobre o assunto, o vice-presidente da colectividade Paulo Magueijo disse estar o jogador de 17 anos suspenso por incumprimento laboral e que existe uma cláusula de rescisão de duzentos milhões de kwanzas.

Na sequência, o agente do futebolista, Nelson Almeida, argumenta existirem clubes europeus (não citou quais) interessados em pagar o valor, pelo que encontra entraves por parte da colectividade do “rio seco”.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »