Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Nova Iorque atrai o mundo com Debate de Alto Nível da ONU

(© REUTERS / Mike Segar)

Angop

A cidade de Nova Iorque, nos EUA, é neste momento o centro das atenções do mundo, com os líderes mundiais a participar no Debate de Alto Nível da Assembleia-Geral das Nações Unidas, que inicia esta terça-feira (24).

Cosmopolita, moderna e ao mesmo tempo clássica, dinâmica e culta, a cidade de Nova Iorque está pronta para acolher cerca de 150 Chefes de Estado e de Governo, que vão abordar as principais questões que o mundo enfrenta.

Em Nova Iorque, os líderes mundiais, incluindo o Presidente João Lourenço, vão apresentar as agendas dos respectivos países, sobretudo em matérias relacionadas com a paz e segurança regionais e mundial.

António Guterres, o nono secretário-geral das Nações Unidas (assumiu as funções em 01 de Janeiro de 2017) ressaltou que vão usar o encontro mundial para aumentar a ambição e destacar o imperativo da inclusão.

“Juntos vamos impulsionar uma década de cumprimentos e acção para as pessoas e o planeta”, observou.

Em virtude da magnitude do evento, foi montado um grande dispositivo de segurança nos arredores da sede da ONU, em Nova Iorque.

Nova Iorque, que exerce uma forte influência sobre o comércio mundial, finanças, cultura, moda e entretenimento é muitas vezes referida como “cidade que nunca dorme”, enquanto outros apelidos incluem a “capital do mundo”, “Gotham” e “Big Apple”.

É também considerada a cidade mais importante do mundo.

Na Times Square, os grandes painéis fazem a noite parecer dia, e o local está sempre lotado de gente. Ao andar pela cidade, principalmente na região sul de Manhattan, olha-se para o alto e vê-se centenas de arranha-céus.

É a cidade mais populosa dos Estados Unidos e o centro da área metropolitana de Nova Iorque, que está entre as áreas urbanas mais populosas do mundo.

A cidade sedia a Organização das Nações Unidas (ONU) e também é um importante centro de negócios internacionais. É ainda muitas vezes referida como “New York City”, para diferenciá-la do estado de Nova Iorque, do qual faz parte.

A área ocupada pela sede da ONU, em Nova Iorque, não está sob a administração do governo dos EUA, mas das Nações Unidas, uma vez que foi convertida em território internacional através de um tratado assinado com o governo norte-americano.

Localizada em um grande porto natural na costa atlântica do Nordeste dos Estados Unidos, a cidade de Nova Iorque é composta por cinco distritos: Bronx, Brooklyn, Manhattan, Queens e Staten Island.

Muitos distritos e pontos turísticos da cidade tornaram-se conhecidos mundialmente. A Estátua da Liberdade recebeu milhões de imigrantes que vieram para o país no final do século XIX e início do século XX.

A Estátua da Liberdade é um dos monumentos mais famosos do mundo e símbolo americano da liberdade. Foi projectada e construída pelo escultor alsaciano Frédéric Auguste Bartholdi (1834 – 1904), que baseou-se no Colosso de Rodes para edificá-la.

Já a Wall Street, em Manhattan, é um dominante centro financeiro global desde a Segunda Guerra Mundial e é o lar da Bolsa de Valores de Nova Iorque.

A cidade também é o lar de alguns dos arranha-céus mais altos do mundo, incluindo o Empire State Building e as extintas torres gémeas do World Trade Center.

O Empire State Building foi por muito tempo o prédio mais alto do mundo com 102 andares, construído em 1931, atrai milhares de turistas de todas as partes do planeta.

É possível subir ao 86º andar onde há o observatório e se tem uma vista deslumbrante da cidade. Desde que foi aberto, aproximadamente 100 milhões de pessoas estiveram lá.

A cidade é também o berço de muitos movimentos culturais, incluindo o Renascimento de Harlem na literatura e nas artes visuais, o expressionismo abstrato (também conhecido como o Escola de Nova Iorque) na pintura, estilos musicais como o Hip Hop, Punk, a dança Salsa, entre outros.

Nova Iorque é notável entre as cidades dos Estados Unidos pela elevada utilização de transporte público, cuja maioria funciona 24 horas por dia, e pela densidade populacional e diversidade dos seus habitantes.

Nova-iorquinos fazem uso de uma gama variada de opções de transporte, locomovendo-se a pé, de bicicletas, carros, táxis, autocarros, metro e helicópteros, todos meios de transporte populares na cidade.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »