Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Angola colhe experiência autárquica no Senegal

MINISTRO DA ADMINISTRAÇÃO DO TERRITÓRIO E REFORMA DO ESTADO, ADÃO DE ALMEIDA (FOTO: CLEMENTE DOS SANTOS)

Uma delegação angolana chefiada pelo ministro da Administração do Território e Reforma do Estado, Adão de Almeida, encontra-se desde em Dakar, capital senegalesa, para colher experiências sobre autarquias e boas práticas, no âmbito do projecto “Aprender com o Mundo”.

A visita, a decorrer até quinta-feira, enquadra-se no ciclo de troca de experiências e de boas práticas sobre a organização e funcionamento do poder local, e vai permitir importantes reflexões e análises contributivas para o modelo, conteúdo e metodologia do processo autárquico a adoptar, em função do contexto histórico, político, económico e social de Angola.

Segundo a Angop, o programa da visita reserva constatações sobre o funcio- namento de algumas unidades territoriais administrativas ou equivalentes, de cuja experiência e nível de implementação e organização nos vários domínios se possa extrair lições e aprendizagens para Angola.

Está igualmente prevista a troca de experiências e de partilha de boas práticas em matéria de governação local nos domínios da saúde, saneamento, educação, transportes, planeamento e gestão de serviços.

A comitiva integra o embaixador de Angola na Guiné-Bissau, Senegal e Gâmbia, Daniel Rosa, os governadores das províncias do Uíge, Pinda Simão, Cuanza-Sul, Job Capapinha, e Cunene, Vigílio Tyova. Fazem ainda parte da delegação responsáveis da Casa Civil da Presidência da República e a assessora do Vice-Presidente da República, além de técnicos dos ministérios da Administração do Território e Reforma do Estado, das Finanças e das Relações Exteriores.

Com a aprovação da Constituição de 2010, Angola assumiu o desafio de realizar um processo de reformas administrativas que visa a efectivação do poder local.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »