Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Sheikh dos EAU está em Angola para reforço da cooperação

SHEIKH AHMED AL MAKTOUM E O PRESIDENTE DA REPÚBLICA JOÃO MANUEL GONÇALVES LOURENÇO (DR)

O sheikh dos Emirados Árabes Unidos (EAU) Ahmed Dalmook Al Maktoum chegou hoje (quarta-feira) a Luanda, onde vai cumprir uma visita de trabalho de 48 horas, visando o reforço da cooperação bilateral entre os dois países.

No Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, o sheikh, que se faz acompanhar de uma delegação de altos dignitários daquele país do Golfo Pérsico, recebeu cumprimentos de boas-vindas do secretário de Estado para os recursos florestais, André de Jesus Moda, dentre outras individualidades.

Segundo apurou a Angop de fonte oficial, durante a sua permanência em Angola o sheikh árabe vai assinar dois memorandos com o Ministério da Agricultura.

De acordo com a fonte, o primeiro acordo está centrado na mecanização agrícola e o outro sobre o desenvolvimento da “Fazenda Americana na província do Cuanza Sul”, no município da Kibala.

Os Emirados Árabes Unidos propuseram-se, em Julho passado, a investir cerca de dois mil milhões de dólares na instalação de uma linha de montagem de tractores em Angola, na produção de electricidade e gás e na agricultura.

À saída de uma audiência com o Presidente da República, João Lourenço, o sheikh Ahmed Al Maktoum afirmou, na ocasião, que a cooperação no sector da produção do gás vai permitir reduzir os custos com a electricidade e apoiar o funcionamento da indústria, manifestando, também, o interesse de trabalhar em projectos de dessalinização de água, para beneficiar populações carentes, bem como em programas que ajudem a reduzir o desemprego.

Angola e os EAU são membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e rubricaram, em Junho de 2015, dois acordos, sendo um de cooperação económica e técnica e outro de criação da comissão mista.

Os Emirados Árabes Unidos é uma confederação de monarquias árabes localizada no Golfo Pérsico e têm a sexta maior reserva de petróleo do mundo, sendo uma das mais desenvolvidas economias do Médio Oriente.

O país tem, actualmente, a trigésima sexta maior economia a taxas de câmbio de mercado do mundo. É um dos países mais ricos do mundo por Produto Interno Bruto (PIB) e per capita de 54. 607 dólares, de acordo com o FMI.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »