Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Mais de 500 alunos da Bolonguera estudam debaixo de árvores

ALUNOS ASSISTEM AULAS DEBAIXO DE ÁRVORES (ARQUIVO) (FOTO: TARCÍSIO VILELA)

Quinhentas e nove crianças, da iniciação à 4ª classe, da comuna da Bolonguera, a 65 quilómetros da sede do município do Chongoroi, na província de Benguela, estudam debaixo de árvores por falta de salas de aulas, informou, hoje, o responsável local da Educação, Fernando Chingui.

Segundo o também professor, que falava à Angop, as aulas são asseguradas por três docentes efectivos e três estagiários, oriundos da Escola de Formação de Professores do Futuro, afecta a ONG Ajuda de Desenvolvimento de Povo para Povo (ADPP-Angola).

Fernando Chingui referiu que existem várias dificuldades na comuna, como a falta de casa para os professores, de salas de aulas apetrechadas com carteiras, e lamentou o facto de haver 227 crianças fora do sistema de ensino.

Além destas dificuldades, apontou ainda a falta de água potável, energia eléctrica e o mau estado da via de acesso.

“Praticamente temos que fazer furos para ter acesso a água, enquanto a comida compra-se na sede do Chongoroi, porque a única loja que existe aqui vende mais bebidas alcoólicas”, disse o professor.

Apelou a instalação na localidade de equipamentos para acesso ao sinal da Rádio Nacional de Angola e à telefonia móvel, bem como a melhoria das estradas e do serviço de saúde.

A comuna de Bolonguera possui uma população estimada em 10 mil e 126 habitantes que se dedica a pastorícia e agricultura, fundamentalmente o cultivo de milho e massambala.

Camaia II ganha nova escola

Entretanto, o bairro da Camaia II, na sede do município do Chongoroi, a 150 quilómetros da sede da província Benguela, conta desde a última terça-feira (17) com um novo complexo escolar (BG 9010), com capacidade para albergar 540 alunos em dois turnos, inaugurado pelo governador provincial, Rui Falcão.

A escola do I ciclo de ensino tem seis salas de aulas, uma de professores, gabinete do director, secretaria, além de outros compartimentos, e a sua construção e apetrechamento orçou 73 milhões 999 mil 997 kwanzas e 45 cêntimos (73.999.997, 45).

Foi financiada no âmbito do Programa Municipal Integrado de Desenvolvimento Rural e de Combate a Pobreza/2019, cujas obras tiveram início em 2018.

O município do Chongoroi, com uma superfície de 6.150 quilómetros quadrados, tem 99 mil e 482 habitantes, segundo o Censo 2014. Limita-se o norte com os municípios do Caimbambo e Cubal, a sul com Quilengues (Huíla), a este Caluquembe (Huíla) e oeste com a Baía Farta e Camucuio (Namibe).

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »