Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

“Presidente da República declarou estado de emergência há mais de um ano”, garante Governador do Cunene

O governador da província angolana do Cunene, Virgílio Tchowa, disse que o sul do país afectado pela seca e fome já está em estado de emergência oficial desde o ano passado. (DR)

VOA | Manuel José

O governador da província angolana do Cunene, Virgílio Tchowa, disse que o sul do país afectado pela seca e fome já está em estado de emergência oficial desde o ano passado.

A afirmação do governador surpreende em virtude de a declaração do estado de emergência ser uma competência da Assembleia Nacional.

Uma das conclusões das oitavas jornadas parlamentares da UNITA que decorreu na Huíla e Cunene exige que o Presidente da República declare o estado de emergência na região sul de Angola, seguindo-se a outros apelos feitos nas últimas semanas por parte de personalidades da sociedade civil, partidos políticos e igrejas.

Entretanto, Tchowa reitera que o Presidente João Lourenço já fez isso há mais de um ano

“O estado de emergência já está declarado desde Abril do ano passado”, assegurou o governador do Cunene, sustentando que “isso despoletou todo o processo de apoio que existe hoje”.

Posição contrária tem Mihaela Webba, deputada da UNITA e professora de direito constitucional, para quem qualquer declaração do estado de emergência tem de ser solicitada à Assembleia Nacional.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »