Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Madonna está quase a subir ao palco e terá ao seu lado o guitarrista português Gaspar Varela

Gaspar Varela a tocar com Madonna (© Direitos reservados/ Instagram de Gaspar Varela)

DN | Maria João Caetano

A digressão “Madame X” arranca esta terça-feira em Nova Iorque. Consigo, a cantora tem o jovem guitarrista, bisneto de Celeste Rodrigues, e algumas das Batucadeiras de Cabo Verde. Em Janeiro, os concertos são em Lisboa.

Os últimos posts de Madonna no Instagram são imagens e vídeos de ensaios. Muitos ensaios para a digressão de “Madame X” que arranca esta terça-feira, na sala da Brooklyn Academy of Music (BAM), em Nova Iorque, nos EUA. Serão 16 noites em Nova Iorque e depois Chicaco, São Francisco, Las Vegas, Boston, Filadélfia e Miami antes de, em Janeiro, chegar à Europa com concertos em Lisboa, Londres e Paris.

E em toda esta digressão Madonna será acompanhada por Gaspar Varela, guitarrista português de apenas 16 anos. Bisneto da recentemente falecida fadista Celeste Rodrigues – foi, aliás, através dela que conheceu Madonna – e sobrinho-bisneto de Amália, Gaspar é considerado um jovem prodígio da guitarra portuguesa, tendo no ano passado lançado o seu primeiro disco, no qual interpreta 12 temas de autores como Carlos Paredes, Jan Tisky, Jaime Santos ou José Nunes, mas também uma composição sua, Lisboetas, escrita a meias com o irmão, Sebastião Varela.

Gaspar Varela começou ter aulas de guitarra portuguesa com apenas sete anos, com o guitarrista Paulo Parreira, com o sonho de um dia acompanhar a bisavó – o que de, facto, chegou a acontecer: “Pode-se dizer que o meu gosto pelo fado é genético, porque sempre quis aprender guitarra portuguesa para um dia poder tocar acompanhar a minha bisavó. Entretanto tornei-me totalmente apaixonado por este instrumento”, contou numa entrevista ao DN.

Esta é a segunda vez que Gaspar Varela acompanha Madonna a Nova Iorque, depois de ter participado com Celeste Rodrigues na festa de passagem de ano 2017/18 organizada pela cantora em sua casa naquela cidade.

No dia 6 de Julho, quando o músico se juntou à equipa da digressão para os primeiros concertos, a cantora assinalou o momento com um vídeo de Gaspar Varela a tocar com o skyline de Nova Iorque ao fundo. Madonna colocou a legenda: “Lisboa chegou a Brooklyn” e a tag “#casaportuguesa”:

No dia de aniversário de Madonna, 16 de Agosto, o guitarrista português fez-lhe uma declaração pública de amor:

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »