Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Praga de gafanhotos atinge quatro ilhas de Cabo Verde

(© Photo by Boris Smokrovic on Unsplash)

TSF|Lusa

Uma praga de gafanhotos começou a afetar as terras áridas e semiáridas de quatro ilhas cabo-verdianas, após as últimas chuvas, informou esta quinta-feira o Governo de Cabo Verde, que já iniciou um programa para ajudar os agricultores.

Numa nota enviada à imprensa, o Ministério da Agricultura e Ambiente de Cabo Verde indicou que, na sequência das chuvas que caíram no país em finais de agosto e início de setembro, assiste-se neste momento à eclosão de uma praga de gafanhotos nos estratos áridos e semiáridos das ilhas de Santiago, Brava, São Nicolau e São Vicente.

A mesma fonte informa que delegações do ministério têm neste momento no terreno equipas a proceder à pulverização em zonas de pastagens e florestais, e a apoiar os agricultores nas zonas de culturas.

Os apoios acontecem no quadro dos recursos que o ministério coloca anualmente ao projeto de campanha agrícola e fitossanitária, para fazer face às principais pragas de culturas de sequeiro, prossegue a nota de imprensa.

“No quadro deste projeto, a Direção-Geral de Agricultura, Silvicultura e Pecuária adquire pesticidas, pulverizadores e equipamentos de proteção individual que são colocados à disposição das delegações” do ministério, que, por sua vez, trabalham diretamente com os agricultores”, lê-se na mesma nota.

Na sexta-feira, as equipas de combate à praga estarão em zonas do concelho de São Domingos, ilha de Santiago, um dos mais afetados, a par da de Ribeira Grande.

Cabo Verde voltou a registar chuva no início deste mês, após passar dois anos consecutivos de seca.

O ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, disse que as chuvas vão garantir alguma produção de milho, pasto para os animais e recarga dos lençóis freáticos.

Gilberto Silva adiantou que as previsões apontam para mais eventos pluviométricos em todo o país durante os meses de setembro e outubro, pelo que só depois disso fará uma avaliação concreta do ano agrícola.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »