- Publicidade-
InicioDestaquesMinistro das Relações Exteriores no Vaticano

Ministro das Relações Exteriores no Vaticano

Angop

O ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, chegou nesta quinta-feira à capital do Vaticano, para assinar, sexta-feira, o Acordo-Quadro entre Angola e a Santa Sé.

O acordo, que prevê o reconhecimento da personalidade jurídica da Igreja Católica em Angola e a titularidade dos seus imóveis, será rubricado por Manuel Augusto, pela parte angolana, e por Dom Paul Richard Gallagher, Secretário para as Relações com os Estados, pela Santa Sé.

Para testemunhar o acto, estarão também presentes a ministra da Cultura, Maria da Piedade de Jesus, a Secretária do Presidente da República para os Assuntos Sociais, Maria de Fátima Viegas, o presidente e vice-presidente da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé, nomeadamente Dom Filomeno do Nascimento Vieira Dias, arcebispo de Luanda, e Dom José Manuel Imbamba, arcebispo de Saurimo (Lunda Sul).

A delegação angolana é ainda integrada pelos directores nacionais para os Assuntos Religiosos do Ministério da Cultura, Francisco de Castro Maria, da Direcção Europa, Assuntos Jurídicos, Tratados e Contenciosos e da directora adjunta do Gabinete do ministro das Relações Exteriores, nomeadamente Vicência Morais de Brito, António Ramos Da Cruz e Emília Fernandes de Almeida.

À chegada, o chefe da diplomacia angolana foi recebido pelos embaixadores de Angola junto da Santa Sé, Paulino Domingos Baptista, e em Itália, Maria de Fátima Jardim, além de funcionários das duas missões diplomáticas.

Na agenda do ministro Manuel Augusto constam visitas às novas instalações da embaixada de Angola no Estado do Vaticano e à Basílica de Santa Maria Maggiore, onde está sepultado Nsaku Ne Vunda (nome de baptismo de António Manuel Nvunda), o primeiro embaixador do antigo Reino do Congo junto da Santa Sé.

As relações diplomáticas entre Angola e o Vaticano foram instituídas a 8 de Julho de 1997, com a nomeação do primeiro embaixador junto da Santa Sé, Domingos Quiosa, acreditado no dia 7 de Fevereiro de 1998.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.