Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Brexit: Johnson exprime “optimismo cauteloso”

Boris Johnson, que prometeu concretizar o divórcio a 31 de Outubro, mesmo sem acordo, vai viajar ao Luxemburgo para tentar ultrapassar o impasse do Brexit. (DR)

Um “optimismo cauteloso”: foi desta forma que o primeiro-ministro britânico descreveu o seu estado de espírito face à possibilidade de obter um novo acordo de retirada do Reino Unido com a União Europeia.

Boris Johnson, que prometeu concretizar o divórcio a 31 de Outubro, mesmo sem acordo, escreve a Euronews, vai viajar ao Luxemburgo para tentar ultrapassar o impasse do Brexit.

Johnson: “Vou ver o presidente da Comissão [Europeia] e o chefe negociador Michel Barnier na segunda-feira e falaremos acerca das ideias que vamos trabalhar e veremos até onde chegamos. Diria que estou cautelosamente optimista. É uma descrição suficientemente boa? Sinto-me cautelosamente optimista.”

Barnier já disse que espera “propostas concretas de Downing Street”. O diálogo terá lugar num almoço de trabalho onde Jean-Claude Juncker – que foi durante 18 anos primeiro-ministro do Luxemburgo – fará o papel de anfitrião.

A porta-voz da Comissão Europeia, Natasha Bertraud, explicou que “a razão pela qual o almoço tem lugar no Luxemburgo é simplesmente porque o presidente tem de ir directamente depois para Estrasburgo, porque é semana de Plenário, e Boris Johnson concordou em ir ao Luxemburgo para facilitar as coisas”.

Fontes europeias tinham sugerido que o primeiro-ministro britânico tinha procurado evitar um encontro em Bruxelas, com receio de dar a impressão de que iria “pedinchar” para tentar obter concessões.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »